sábado, 31 de outubro de 2009

Primeiro Souvenir

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PUBLICO.PT - Tribunal francês mandou suspender processo contra presidentes africanos

PUBLICO.PT - Tribunal francês mandou suspender processo contra presidentes africanos

Ups...

"Le président congolais s'attribue les éloges de Mandela

Le président du Congo-Brazzaville, Denis Sassou-Nguesso, a publié une fausse préface de Nelson Mandela dans son dernier livre "Straight Speaking for Africa" (Parler vrai pour l’Afrique). C’est ce qu’affirme la Fondation Nelson Mandela, qui menace de poursuivre l’auteur du livre en justice. Dans un communiqué publié mardi sur le site de la Fondation, on peut lire : "Il s’agit de fausses allégations. Monsieur Mandela n’a jamais lu, ni préfacé ce livre."

Le dictateur congolais, réputé pour son bellicisme, met dans la bouche de Mandela des paroles élogieuses à son égard. Voici quelques extraits :

"Le président Denis Sassou-Nguesso est un homme qui est non seulement un grand leader africain… mais aussi l’un de ceux qui apportent un soutien inconditionnel aux combattants de la liberté et qui travaillent sans relâche pour libérer les peuples opprimés de leurs carcans et rétablir la dignité et l’espoir."

Les éditions Michel Lafon, qui publient le livre, affirment avoir reçu la préface de Sassou-Nguesso."


"Abuse of Nelson Mandela’s name

Mr Mandela did not write foreword to book by Congo President Denis Sassou Nguesso, as claimed

image

October 20, 2009 – It has come to the attention of the Nelson Mandela Foundation that a book by Denis Sassou Nguesso, the President of the Republic of Congo, claims to have a foreword written by Nelson Mandela. This is a false claim. Mr Mandela has neither read the book nor written a foreword for it.

The book, entitled Straight Speaking for Africa, is published by Michel LaFon and Africa World Press.

The Foundation condemns this brazen abuse of Mr Mandela’s name. We will be taking appropriate action.

Mr Mandela is still overwhelmed by requests to write book forewords. A year ago he indicated he will no longer be agreeing to such requests."


Obrigado ao Carlos Alves por me ter enviado o link da Notícia. Grande seguidor e comentador deste Blog!!! ;-)))

Abraços

domingo, 25 de outubro de 2009

As Pinturas "Murais"

Em Brazzaville, a tipografia não é muito utilizada. Todas as lojas, estabelecimentos de comércio e outras instituições fazem-se anunciar através de pinturas nas paredes dos edifícios.

Desses anúncios, resultam autênticas obras de arte, quer nos grafismos das letras, quer nas pinturas propriamente ditas.

Um nota, para referir o número de pequenas igrejas e associações religiosas que existem na República do Congo. Há uma diversidade enorme de pequenas congregações religiosas de base Bíblica (Se o Saramago sabe... Eheh) com nomes absolutamente magníficos. Vou tentar fazer uma recolha de nomes e fotos para fazer um post sobre isso.











As fotos continuam a não ser da melhor qualidade pois foram tiradas em andamento, dentro de um carro...

Espero que gostem das lojas e dos penteados da moda em Brazzaville... ;-)))

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

3 Meses!!!



Pequeno post, só para marcar a passagem do 3º mês desde a minha chegada a Brazzaville.

Tenho saudades...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mudança de Loja!!!

Estimados clientes, gostaríamos de vos comunicar que iremos proceder à mudança das nossas instalações para uma nova morada em Keba na Virage (Literalmente quer dizer: "cuidado com a curva"). Gratos pela atenção dispensada. Os melhores cumprimentos.


A Gerência








Só para dar a noção das potencialidades de transporte de um Pous-Pous.


Obrigado ao Paulo Nunes pela cedência das fotos. :-)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mimos!!!

Ontem recebi mimos directamente chegados de Portugal. Mimos sob a forma de BRIGADEIROS!!!

Como diria minha Mãe: "Souberam-me pela vida..."




Estavam maravilhosos!!! Doces, a derreterem-se, carregados de carinho e saudade!!!





A minha Mãe já tinha enviado um postal e um envelope com umas lembranças da Igrejinha... Os queijos, ainda estou na expectativa que cheguem... Mas, provavelmente, terão ficado "retidos" na alfândega!!! :D

Sabe muito bem estar aqui e receber estes mimos...

Tu Babe, és a MAIOR!!! ;-)))

domingo, 11 de outubro de 2009

Pous-Pous


Os Pous-Pous são uma das marcas da cidade. Podem ser avistados por todo o lado e são um meio de transporte de mercadorias constituído por um eixo com duas rodas e uma caixa de metal em cima, com uma barra de ferro de cada lado.

Os Pous-Pous circulam como um veículo normal, no meio do trânsito, e para além do esforço físico, ainda correm o sério risco de levar um "toque" de um veículos que passam a seu lado.





Segundo sei, a maioria dos carregadores de Pous-Pous são oriundos da República Democrática do Congo e há verdadeiros "impérios" de Pous-Pous, com alguns comerciantes a possuírem dezenas deles para uso próprio e aluguer.

Podem-se ver as maiores proezas de transporte em cima de Pous-Pous, coisas mesmo quase inimagináveis... Quer em termos do esforço físico envolvido, quer em termos dos malabarismos de equilíbrio que se podem observar, como é exemplo o transporte deste conjunto de cadeiras de plástico:




Aqui, as cadeiras e as mesas de plástico alugam-se para festas, sendo transportadas, num equilíbrio quase miraculoso, em cima de Pous-Pous. As cadeiras de plástico existentes aqui na República do Congo têm uma particularidade: normalmente, no plástico da parte interior das costas, têm uma inscrição de carácter religioso. "Jesus é o Senhor", "Confio em Jesus", etc... Também os Pous-Pous são marcados pela religião, apresentando inscrições do mesmo estilo.

Os Pous-Pous são essenciais para a cidade, pois desempenham uma função social importante na recolha do lixo urbano, que se não fosse desse modo, ninguém recolheria.




Os residentes de determinado local, pagam aos carregadores de Pous-Pous para recolherem o lixo, substituindo-se aos serviços municipais, nomeadamente na limpeza de sarjetas, essenciais para o escoamento das águas das chuvas torrenciais, que ciclicamente afectam a cidade.




A mim, parece-me que a existência dos Pous-Pous é uma das provas do imediatismo do pensamento local , pois os eventuais animais de carga são todos transformados em alimentos. Até agora no Congo não vi qualquer animal de carga, nem cavalos, nem bois, nem burros, nada... :(

sábado, 3 de outubro de 2009

Rio de Sangue


"Quando Tim Butcher anunciou que ia partir para uma aventura ao coração (fragmentado) de África, quem o ouviu não deixou de manifestar o seu receio e deixar avisos para que voltasse atrás na decisão.
Porém, inspirado pelas explorações do Dr. Livingstone bem como por histórias que ouvia da mãe, que viajara pelo Congo nos anos 50, Tim Butcher parte mesmo para esse lugar que todos achamos que não pode existir, não devia existir, mas que existe e é chocante.
Seguindo os passos de Henry Morton Stanley, o jornalista-aventureiro britânico, Tim Butcher parte assim, sozinho, na sua moto, levando apenas consigo uma piroga e 4.000 dólares escondidos nas botas.

Foi confrontado com um país “subdesenvolvido”. Deu de caras com um lugar com mais passado que futuro e onde os raros trechos de asfalto são usados não para o trânsito de veículos mas para afiar facões. Demorou 44 dias a percorrer 2.011 km.

Passou por uma aldeia onde a sua Yamaha foi recebida como o primeiro veículo motorizado em 20 anos. Pelo caminho, em que a floresta - e não as cidades - oferece o refúgio mais seguro, deparou-se com homens armados e esqueletos por enterrar.

Passou também pelo porto de Ubundu, onde Humphrey Bogart e Katharine Hepburn filmaram "Uma Aventura na África" em 1951. Naquela época era um local encantador e o único conflito era para conseguir um quarto com sacada. Hoje, mesmo após o chamado acordo de paz, é uma cidade vazia tomada pelo medo, e Butcher teve de partir à pressa…. Afinal, estava num dos países mais perigosos da Terra."


http://www.portaldeliteratura.com/livros.php?livro=4544