domingo, 30 de agosto de 2009

Marcas na Roupa



O local onde estou a morar tem á nossa disposição um serviço de lavagem de roupa e engomadaria.

De maneira a distinguir a roupa pertencente a cada pessoa, o serviço utiliza um método de marcação que só tinha conhecido ao meu pai. O meu pai "herdou" dos tempos passados no Colégio Militar, o hábito de marcar as peças confundíveis com outras, dando um ponto com uma linha de uma cor distintiva (usava o vermelho e marcava, principalmente, para as meias). O ponto é dado num local, não visível quando se usa a peça, e impede que haja confusões relativamente à posse e arrumação da roupa por quartos.

Aqui, marcaram todas as peças. Agora, todas as minhas camisas, t-shirts e roupa interior têm um ponto Cor-de-Laranja!!!




Fiquei contente com a cor que me calhou, gosto do Cor-de-Laranja!!!




Fogo, sol e calor!!! Boas Energias... ;-)))

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Brazzaville Real!!!

Tenho tentado descrever e mostrar as coisas que tenho visto aqui no Congo Brazzaville. Acho que por ser menos bonito não devo deixar de mostrar a "realidade" da generalidade dos bairros da cidade.

Brazzaville tem cerca de um milhão de habitantes repartidos entre o Centre-ville e diversos bairros (Aqui denominados Quartiers). No domingo, a caminho de Lifoula, passei por vários deles entre os quais: Massengo, N'Kombo e Mikalou. Ficam algumas imagens do aspecto de alguns dos bairros da cidade.







Acho que ainda não tinha referido, mas aqui deve-se ter algum cuidado a tirar fotografias porque as autoridades podem incomodar, nomeadamente ao fotografar pessoas ou edifícios públicos. Estas fotos foram tiradas dentro do carro e em andamento, mas acho que dão uma ideia do aspecto geral do Quartiers.

Não se impressionem pelo aspecto, apesar de tudo a cidade não é "agressiva" nem "intimidadora" mas peca pela falta de infraestruturas de apoio aos cidadãos e por todas as consequências que isso acarreta.

Ah, e de cada vez que mostro um bocadinho impressionado, ouço sempre: "E ainda não choveu... E ainda só andaste nas ruas alcatroadas dos bairros..."

Pois, é que quando quando chover, o pó vai-se transformar em lama... :P

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mais Lifoula

Até ao fim da semana vou ter dificuldades em escrever, por isso, decidi colocar mais umas fotos de Lifoula que não constavam do post anterior.












Reparem na reacção dos miúdos à foto, em contraste com a rapariga a fazer pose. Espectacular!!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Lifoula

Ontem, como era o meu dia de anos, decidimos ir almoçar fora.

Fomos a Lifoula, uns 30 Km's a norte de Brazzaville.

A zona de Lifoula, mais propriamente Lifoula Sit é rodeada por um zona de savana (Típica desta região do Congo Brazzaville), mas dada a proximidade do rio Congo, tem partes de floresta tropical (Mais usual na região Norte, Sul e Oeste do Congo Brazzaville).



Na chegada a Lifoula, subimos a um planalto cruzado por uma picada e tive a primeira visão do Rio Congo como eu o imaginava. Enorme, de um verde luxuriante e quase inacessível. Foi pena haver uma neblina que cobria o rio e que não permitia tirar fotos de melhor qualidade...





Lifoula tem um restaurante bastante bom, inserido numa zona de lazer atravessada por um dos afluentes do Rio Congo. É um lugar giro, arranjado e muito bom para passar uma tarde.





Dá para tomar banho no rio, praticar algumas actividades. O complexo tem uma mesa de ping-pong, mais ou menos um campo de volei, mais ou menos um campo de futebol, mais ou menos um campo de basket aquático... Estranho??? Não!!! Não me digam que não é normal haver campos de basket aquático??? Deixa, "meninos"...


Depois ainda fazíamos intenção de ir a uma pequena aldeia mesmo junto ao rio, mas tinham deixado um jeep no meio da picada e era impossível passar... Tivemos de voltar de marcha atrás porque a picada era estreita e não permitia fazer inversão de marcha. O sr. deve-lhe ter dado jeito parar ali... Fica o motivo para voltar a Lifoula e conseguir chegar à aldeia junto ao Rio Congo...




Resumindo, tive o primeiro contacto com o Rio Congo, mais propriamente dito. O Rio aqui na cidade, é mais ou menos como em Lisboa ou no Porto, sabemos que lá está mas não passa de um rio que tem construções nas suas margens. Em Lifoula não. Em Lifoula, senti pela primeira vez o Rio Congo!!! Gostei, caso ainda não tenha dado para perceber, Gostei!!!

Obrigado ao Rui e ao Henrique!!!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Bolt!!! Again!!!



Só para não haver dúvidas, reparem na vantagem!!!



quinta-feira, 20 de agosto de 2009

1 Mês!!!



Um Pequeno Post só para assinalar a passagem do 1º mês desde a minha chegada a Brazzaville!!!

Ainda não é tempo de fazer balanços, isso fica para mais tarde... Mas não queria deixar a data passar em "branco".

Um obrigado a todos os que, aqui e aí, me têm ajudado a minimizar os efeitos da distância física do meu "Mundo"!!! Cá dentro, no meu coração, vocês estão sempre todos comigo...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Língua!!!



Para os mais desatentos, a língua Oficial da República do Congo é o Francês. Profissionalmente, a língua usada também é o Francês. Sinceramente, tenho tido mais dificuldades do que esperava com o Francês, apesar de já sentir claras melhorias.

Parte do problema é a falta de vocabulário e a conjugação dos verbos, outra parte é provocada pela minha cabeça, que tem tendência a querer ir para o Inglês. Não sei explicar muito bem, mas acontece-me com frequência tentar construir as frases e incluir expressões ou palavras em Inglês, quando, muitas vezes, o Francês é muito mais parecido com o Português. Acho que é mesmo uma questão de tempo e de prática.

Para além do Francês, na República do Congo, há dois dialectos locais dominantes: o Kikongo e o Lingala.

O Lingala é falado em quase todo o país, sendo que a sua área de influência se estende por parte da República democrática do Congo, conforme se pode ver no mapa.

Verdadeiramente curioso, e algo surpreendente, é o facto de parte do vocabulário do Lingala derivar directamente do Português!!! Isso explica-se, pois o primeiro europeu a cruzar o equador de África e a chegar ao Congo foi Diogo Cão, em 1482, tendo sido estabelecidos os primeiros contactos com o reino do Kongo. Diogo Cão, logo voltou para Portugal levando a notícia, a D. João II, da descoberta de um grande rio amplamente navegável com acesso ao interior do continente. Passados dois anos regressou para o estabelecimento da primeira colónia, exploração do rio Congo e averiguação das possibilidades comerciais da região.

Ora, foram exactamente este contactos que deixaram no Lingala algumas marcas do Português. Abaixo ficam alguns exemplos de palavras em Lingala que derivaram directamente do Português.
  ananasi (ananás)
batisimu (baptismo)
bendele (bandeira)
felo (ferro de engomar)
fulele (flor)
kamela (camelo)
kaminyo (camião)
kazaka (casaco)
kopo (copo)
koyekola (estudar)
Kristo (Cristo)
kuruse (cruz)
lomingo (domingo)
loso (arroz)
manga (manga/fruto)
makuta (dinheiro)
manteka (manteiga)
matabisi (matabicho, gorjeta)
mesa (mesa)
mosantu/basantu (santo/santos)
mosikitele (mosquiteiro)
pilipili (piri-piri)
sabala (sábado)
saboni (sabão)
saki (saco)
sapato (sapato)
satana (satanás)
sefu (chefe)
sinema (cinema)
sukali (açúcar)
tomati (tomate)
tribunali (tribunal)
tumbako (tabaco)
vinu (vinho)
wolo (ouro)

Portanto já sabem, se vierem para estas bandas ainda pode ser que se safem a falar Lingala!!! Pelo menos, dá para comer e beber qualquer coisa... ;-)))

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Usain Bolt - 9.58''

Uma pequena pausa nos relatos sobre Brazzaville para destacar este fenómeno:

Usain Bolt!!! Impressionante!!!



Antes do inicio dos campeonatos do mundo de Berlim, Bolt afirmou que era possível correr os 100m em cerca de 9.45''. Muitos riram e acharam que era fanfarronice de Bolt... Não ficou longe!!!

Para já, tirou 11 centésimos ao record do mundo e ganhou claramente a um espectacular Tyson Gay que bateu o record dos Estados Unidos por 6 centésimos.

Aguardemos por mais desenvolvimentos... Isto promete!!! Bolt é, de facto, um fenómeno!!!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A fruta!

Uma coisa que aqui é realmente boa é alguma da fruta!!!

É que algumas frutas são mesmo mesmo boas. A diferença para a mesma fruta em Portugal é abismal, chegando ao ponto de ser difícil explicar a dimensão da diferença.

Destaco em particular 3 frutas: o Ananás, a Pêra Abacate e a Papaia. São de um sabor, de uma qualidade e de uma doçura incomparáveis aos que se consegue comer em Portugal!!!


A Pêra Abacate, em Portugal, nem sequer é muito consumida... Lembro-me de a minha avó a fazer da mesma forma que aqui se come, com um pouco de limão e açúcar, e de comer alguns cocktails servidos sobre Pêra Abacate, mas não se pode dizer que seja uma fruta de consumo generalizado. Aqui é um óptima! Suave, de textura muito fina e muito saborosa. Mesmo muito boa!





De Papaia eu nem gostava muito... Era uma fruta que eu evitava em Portugal, pois praticamente não achava que tivesse gosto nenhum e quando tinha, era um gosto acre e sensaborão... As Papaias de cá (mais ao estilo de Mamão) são macias, doces e cheias de sabor. Para mim foi uma grande surpresa...






Mas o mais difícil de explicar é o Ananás!!! Sempre gostei de Ananás, mais o mais comum de encontrar foi sempre um bom Abacaxi. O Ananás normalmente é ácido e pouco doce e raramente tem o grau de maturação ideal para ser consumido.

O Ananás que aqui se come é incomensuravelmente melhor que o melhor Ananás que alguma vez tinha comido!!! É mesmo difícil de explicar a quem nunca tenha provado, a qualidade dos Ananases aqui do Congo. Talvez o facto de serem colhidos no tempo ideal (sem necessidade de serem sujeitos a frigoríficos para aguentarem a longa viagem de barco até à Europa ajude) mas mesmo assim é difícil explicar a diferença.

O Ananás que aqui se come é mais doce que muitos doces. Não estou a exagerar!!! É mesmo Doce!!! Suculento, macio e extremamente doce!!! Mas extremamente doce mesmo!!!!! Mais de metade das vezes é a minha sobremesa e, cada vez que como, ainda estranho o facto de serem tão bons....

A esta hora já estão dois ou três a pensar: "O Gajo a falar assim de comida... Vá-se lá descobrir porque é que ele não é propriamente magro..." Hehehehe :)

Quando voltar a Portugal vou ter de arranjar maneira de levar alguma desta fruta para não passar por mentiroso... Podem ir começando a fazer fila... Sim, "Fila" é melhor, é mais fino... ;-)))

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Attestation de Domicile


Demorou mas foi… Espero que tenha voltado para ficar…. Prometo responder aos vossos comentários e e-mails logo que possa.

A semana passada (quando ainda tinha net!!!) recebi a minha Attestation de Domicile, que é o equivalente a um visto permanente de trabalho. O documento é uma “piquena” pérola pelo número de incorrecções que contém…



Tem o aspecto parecido ao cartão de sócio de um clube de vídeo, ou de uma Associação Cultural e recreativa, emitido a meio dos anos 80. Todo dactilografado à máquina, a tinta vermelha, numa cartolina bem jeitosinha, acertada à tesoura!!! Uma maravilha, assim supinpa, à maneira!!! Mesmo como deve ser…

Ora, tendo eu um nome bastante extenso, conseguiram enganar-se precisamente no mais importante, o apelido. Passei de Preto a Petro, ao bom estilo do Petro de Luanda ou coisa assim!!! Não levei a mal, pois segundo sei é um acontecimento perfeitamente normal por aqui…

Já o meu pai passou de José Luís a José Líus!!! Até achei que ficou cheio de estilo!!!

A minha Nacionalidade é uma coisa óbvia: Portugaice!!! O máximo!!!

Agora a foto é que não!!! Primeiro: a foto está agrafada!!! Sim, porque gastar cola é que não!!! E não é que puseram lá a foto de um gajo que parece o susto!!! Não posso ser eu, porque o gajo é gordo, está a ficar careca e dá a ideia das fotos terem sido tiradas logo de manhã depois de levar dois murros nos olhos. Fiquei mesmo irritado!!! :P

Ainda tenho de descobrir quem é o gajo … :p

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sem Net!!!


Blog Temporariamente interrompido por falta de net... :p

As coisas aqui levam o seu tempo... 4 dias sem net!!!

A mudança de servidor de internet está a demorar uns dias e provavelmente ainda não será amanhã que vou ter (com muita sorte lá para o fim do dia...). Localmente, a coisa é encarada com a maior das normalidades e sem nenhum sinal de preocupação...

Prometo voltar a dar notícias mal seja possível...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Melhoras!!!


Quero-vos dizer que estou francamente melhor!!!

A reacção aos medicamentos foi boa e não foi tão agressiva como seria de esperar. O facto de estar a fazer a profilaxia da malária deve ter impedido a rápida evolução da doença, minimizando os seus efeitos.

Na verdade, apenas me senti um bocado cansado, tendo dormido mais horas que o normal. Hoje acordei bem, vim trabalhar e apenas uma leve dor de cabeça me tem incomodado.

O facto de, mesmo à distância, sentir o carinho e preocupação de todos e o facto de os meus colegas, nomeadamente o Henrique e o Sr. Alexandre, terem sido incensáveis no apoio, certamente ajudou a que a recuperação fosse mais rápida. Obrigado a todos!!!

Sinceramente, pensei que seria pior... Esta era daquelas experiência que eu gostava de ter evitado mas que parece que acaba por ser praticamente inevitável para quem compra o Pacote: "África - O Essencial"!!! Assim sendo, há que a aceitar e encarar da melhor forma possível. Embora saiba que o vírus me vai acompanhar pela vida toda, espero que não tenha problemas de afirmação e que se deixe estar bem quietinho para todo o sempre....


Mas nem tudo é mau!!! Quero partilhar convosco que o facto de ter tomado o desparasitante, para além do efeito esperado, fez com que o meu pêlo ficasse bem hidratado, sedoso e lustroso!!! Ainda ganho algum prémio numa exposição canina... Eheheh ;-)))

terça-feira, 4 de agosto de 2009

A primeira herança de África!!!

Já está!!!

Chegaram duas semanas!!! Malária, Paludismo, chamem-lhe o que quiserem...

Por aqui dizem que deve ser record e toda a gente exclama: "JÁAAA???"


Na Europa, a Malária assusta só de nome. Aqui é banalíssima! Toda a gente já teve diversas vezes: "Eu já tive 6 vezes"; "Eu tenho quase todos os meses..."; Etc...

Ontem comecei com uma má disposição geral, depois do almoço. Recomendaram-me uma desparasitação (o que me fez rir imenso pois só tinha ouvido falar de desparasitação em animais) mas aqui é normal as pessoas desparasitarem-se de 3 em 3 meses.

Assim, o fiz! Tomei o desparasitante e fui para a cama. Passei o fim da tarde na cama cheio de frio e com bastante febre, à noite não consegui jantar e estava naquele estado de sono febril. Hoje acordei melhor mas sem me sentir normal, sem fome (Coisa grave!!!), com dificuldades de concentração, muitos suores frios...

Diagnóstico óbvio de quem já viu a cena vezes sem conta: Paludismo!!! Fui ao médico e confirmou-se, mas apenas após análises clínicas. O Mephaquin, impede a detecção do parasita pois limita a sua multiplicação. Segundo o médico, e de acordo com as medidas preventivas que eu tomei, só há uma hipótese: Ter sido massivamente picado por "mosquitas" (Só a fêmea é que transmite a Malária)!!! De facto ,desde que cheguei tenho sido incomodado por mosquito que me rondam e picam durante toda a noite. Parece que finalmente hoje já vou ter o mosquiteiro colocado... Talvez um bocadinho tarde demais...

Ao contrário da ideia geral, a Malária tem cura, tem é de ser atacada em tempo útil. Morre muita gente porque pura e simplesmente não tem acesso a cuidados de saúde ou mesmo por insuficiência de meios financeiros para adquirir os tratamentos.

Desde que vim, tomei todas as precauções, fiz o Mephaquin, tomei um complexo de vitamina B12, repelente, etc... Mas, não há hipótese, quando há mosquitos na zona, sou sempre o seu alvo preferencial!!!


Já tomei as "Bombas"!!! Fansidar e Alaxin!!! Espera-me uma noite de suores frios, tremores, vibração interior e febre...




Dizem que amanhã é que vou estar mais em baixo mas não me apetece nada estar enfiado na cama. A ver vamos como me vou sentir...

E para sempre fica a recordação, pois, nem que seja isto, já vou ter uma eterna recordação de África!!! ;-)))

domingo, 2 de agosto de 2009

Jantar!!!

Ontem fui pela primeira vez jantar fora a um restaurante a sério. Fui ao Villa Monama!!!

Restaurante no pátio interior de um pequeno hotel, com muito, e de certa forma surpreendente, bom aspecto. Uma piscina, decoração cuidada com quadros e estátuas de estilo Africano, música ao vivo estilo jazz e umas mesas de plástico a destoar... Mas, ainda assim, o conjunto é bastante agradável!!!



Para o repasto escolhi duas especialidades locais:




Uns Nem (Crepes Vietnamitas) que estavam muito bons e que me fizeram recordar a fantástica viagem ao Vietnam. Os Nem eram realmente bons mas não se comparam aos do Kim Café, em Ho Chi Mihn!!! ;-)))






E uma Carbonara que estava boa e vinha muita bem apresentada mas que tinha picante... Coisa que até hoje nunca tinha visto...


A conta não foi exagerado: 25 Euros por pessoa. Diria que em Lisboa, se pagaria um valor parecido por uma refeição semelhante. Mas foi sem vinho,e sobremesa, com vinho passaria certamente dos 30 Euros por pessoa pois aqui apenas há vinhos Franceses, que são bons mas caros.

No restaurante havia um pequeno crocodilo em exibição e na ementa havia a hipótese de provar a sua carne. Decidi não provar... Pensei: "Afinal de contas só ainda cá estou há duas semanas..." ;-)))